Saúde e Setor Agrícola continuam no topo das preocupações do Conselho de Ilha de São Jorge. Os conselheiros reuniram recentemente de modo a elaborar o memorando, que já foi enviado ao Governo Regional, no âmbito da visita estatutária que o executivo açoriano faz esta semana à ilha de São Jorge.
Lena Amaral, a presidente do Conselho de Ilha, diz que as preocupações são transversais a todas as áreas, que há sempre algo a melhorar, sendo que a preocupação com a saúde mantém-se, mas a principal preocupação de momento prende-se com a questão do novo Matadouro previsto para a ilha.
Os conselheiros elencam ainda algumas intervenções necessárias a serem realizadas com alguma urgência pelo Governo Regional em infraestruturas da ilha como a Igreja de Santa Bárbara ou o Pavilhão da Escola Básica e Secundária da Calheta.
A intervenção no caminho de acesso ao Farol dos Rosais ou o aumento de vagas nos Lares de Idosos em São Jorge são outras das preocupações que constam no memorando do Conselho de Ilha enviado ao Governo Regional.
Contudo, Lena Amaral considera que o órgão ao qual preside não pode apenas pedir e exigir, devendo igualmente enaltecer o que de bom tem sido feito pelo Governo Regional, dando exemplos concretos.
O Governo Regional estará esta semana em São Jorge a cumprir a Visita Estatutária à ilha, sendo que um dos pontos principais da agenda será a inauguração das obras de reabilitação e remodelação do Centro de Saúde das Velas, com a presidente do Conselho de Ilha a enaltecer este feito, mas a ressalvar que os investimentos na área da saúde não se podem ficar por aqui, uma vez que o também o Centro de Saúde da Calheta começa a carecer de algumas intervenções.
As preocupações do Conselho de Ilha a anteceder a Visita Estatutária do Governo Regional à ilha de São Jorge.
RL