Secretário Regional do Mar e das Pescas defende maior envolvimento da população na campanha SOS Cagarro

O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, marcou presença, em Santa Maria, no arranque da 28.ª edição da Campanha SOS Cagarro nos Açores.

Esta campanha desenvolve-se de 15 de outubro a 15 de novembro, o período considerado crítico em que ocorre a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para o seu primeiro voo oceânico e é organizada em duas vertentes essenciais: a Educação Ambiental e a Conservação da Natureza.

Segundo o governante, trata-se de “uma iniciativa de vital importância para a Secretaria Regional do Mar e das Pescas, para os Açores e sobretudo para a preservação desta espécie”, destacando as múltiplas atividades de sensibilização e educação ambiental realizadas em parceria com diversas entidades públicas e privadas, para proteção de uma espécie que nidifica nos Açores cerca de 75% da sua população mundial.

Trata-se de uma campanha, coordenada pela Direção Regional de Políticas Marítimas com o apoio logístico da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, que envolve a comunidade e diversas entidades no resgate de cagarros juvenis encontrados em situações de perigo, assegurando a sua sobrevivência, com posterior devolução ao mar.

É com orgulho que constatamos que alguns dos cagarros salvos há mais de sete anos já regressaram ao nosso arquipélago para acasalar e perpetuar a espécie”, declarou Manuel São João.

E prosseguiu: “pretendemos reforçar a aposta na inovação desta campanha, através da auscultação e maior envolvimento da população açoriana, de organizações não governamentais e do poder local, numa união que será extremamente profícua para o alcançarmos cada vez melhores resultados”.

Para tal, impõe-se o investimento em melhores condições para as brigadas científicas, dotando-as dos equipamentos necessários para um resgate seguro de cada ave, além de melhor coordenação na distribuição e recolha de caixas de acondicionamento, bem como na construção dos já conhecidos “Hotéis dos Cagarros”.

Manuel São João assumiu a necessidade de estender as atividades de sensibilização às escolas de todas as ilhas,  “com o objetivo de inovar e aumentar o espectro de ação, em prol da preservação da biodiversidade e sobrevivência desta tão acarinhada espécie”.

O Secretário Regional finalizou a sua intervenção reforçando “o seu sincero agradecimento a todos os parceiros, técnicos e comunidade pela dedicação, tempo e esforço e empenho que, ano após ano, atribuem à Campanha SOS Cagarro”.

No portal SOS Cagarro é possível efetuar o registo dos animais salvos, por duas vias: no próprio sítio web ou através do QR Code disponível nas caixas de salvamento e nos materiais de divulgação, contribuindo assim para um maior conhecimento do comportamento das aves e evolução da campanha.

Está também disponível a linha gratuita SOS Ambiente 800 292 800 (24/7 para números nacionais), para auxiliar qualquer cidadão que encontre um cagarro e não disponha de meios para proceder ao seu salvamento ou, o caso o animal se encontre ferido. Paralelamente, existe um endereço eletrónico de contacto – cagarro@azores.gov.pt -, para solicitar dados da campanha, informação adicional ou outro assunto relacionado com a mesma.

GRA/RL