Sessão extraordinária do Conselho de Ilha para aprovação de parecer sobre as OSP dos transportes aéreos e marítimos para São Jorge (c/ áudio)

Aconteceu na passada terça-feira um Conselho de Ilha extraordinário, com a finalidade de discutir e aprovar um documento sobre as Obrigações de Serviço Público (OSP) dos transportes aéreos e marítimos para São Jorge.

Este parecer foi aprovado por unanimidade e agora, será remetido ao Presidente do Governo Regional dos Açores.

Rogério Veiros, Presidente do Conselho de Ilha de São Jorge, explica que será exigido ao Governo melhores transportes aéreos que respondam à procura dos Jorgenses, como melhores horários e mais voos para o principal aeroporto dos Açores em Ponta Delgada.

No que respeita a transportes marítimos, o Conselho de Ilha exige um barco sediado em São Jorge, e que faça a ponte marítima entre Velas – São Roque do Pico e que permita mais tempo para outras ligações, a fim de ligar todo o Grupo Central, avança Rogério Veiros.

Este documento será remitido para o Governo dos Açores e posteriormente o Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro irá receber os Presidentes das Autarquias, bem como, o Presidente do Conselho de Ilha para debater este assunto e resolver a problemática.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal da Calheta, Décio Pereira, diz que trata-se de um problema que já se arrasta há anos e que tem de ser resolvido por justiça aos Jorgenses. No entanto, existe agora um dado novo: a enorme procura pela Ilha de São Jorge.

É preciso uma boa rede de transportes aéreos e marítimos, para que a economia da Ilha de São Jorge cresça, e por outro lado, que haja melhores condições de transporte para os Jorgenses, como por exemplo dos doentes, concluiu Décio Pereira.

Balanço da reunião extraordinária do Conselho de Ilha que aconteceu na passada terça-feira, 31 de agosto, onde os conselheiros debateram e aprovaram por unanimidade o documento sobre as OSP de transportes aéreos e marítimos na Ilha de São Jorge.

Laura Cabral/RL Açores