O PSD/Açores responsabilizou esta terça-feira o Governo Regional “pelo estado do setor das Pescas no arquipélago”, considerando que se vive “uma situação dramática, em termos sociais e económicos” e que isso se deve “aos 20 anos de governação socialista. O setor atravessa um dos seus piores momentos de sempre”, disse o deputado Luís Garcia.
Segundo o social democrata, “este devia ser o momento do Governo Regional prestar contas ao setor, o momento de avaliarmos os resultados. E podemos constatar que estes são negativos para as pescas açorianas, devido a 20 anos de políticas e opções erradas”, referiu.
Luís Garcia criticou a tutela por “continuar a anunciar mais planos e mais grupos de trabalho”, numa altura “em que são precisas soluções. E foi este Governo Regional do PS que não soube encontrar essas soluções, pelo que não pode agora esconder as suas responsabilidades”.
“Os nossos pescadores têm hoje piores rendimentos, com profissionais a ganhar menos de 100 euros por mês”, ao mesmo tempo que se confirmam “graves problemas de sustentabilidade nos recursos piscícolas, que o Governo finge não ver”, acusou.
Para Luís Garcia, “a nossa frota pesqueira está sobredimensionada, resultado direto das opções erradas dos governantes, que também não se preocuparam em aumentar o nível de formação para os pescadores, nem tão pouco foram capazes de valorizar o pescado açoriano”, explicou.
O deputado do PSD/Açores lembrou que “podemos ter o melhor peixe, mas se não o conseguirmos colocar no mercado no tempo certo ele desvaloriza. E isso tem acontecido”.
Luís Garcia acusou ainda o Governo Regional de estar “a adotar paliativos para ver se passa o dia das eleições. Isso mostra a aflição no fim da legislatura e é a confirmação de que tanto está por fazer num setor essencial para a nossa economia”, concluiu.
GI PSD/Açores