
Estão suspensas as buscas pelo jovem de 26 anos que continua desaparecido no mar, após um incêndio que deflagrou na traineira onde seguia na madrugada de segunda-feira.
A informação foi confirmada à RL Açores pelo Capitão do Porto da Horta, Rafael da Silva, que adiantou que as buscas foram suspensas hoje à tarde, mantendo-se assim também no dia de amanhã, devido às condições meteorológicas que esta manhã já limitaram em muito as operações.
De salientar que ainda esta manhã foram realizadas bucas com o Navio Patrulha Oceânico Figueira da Foz. No entanto, as embarcações de tamanho menor não conseguiram sair para o mar, nem mesmo o avião militar conseguiu descolar da ilha Terceira.
Recorde-se que este jovem está desaparecido na sequência do naufrágio da traineira onde seguia, que incendiou ao largo da Fajã de Santo Cristo, em São Jorge. A bordo seguiam outros dois tripulantes, um dos quais conseguiu chegar a terra para dar o alerta, tendo passado mais de 15 horas no mar, percorrendo uma grande distância ao vir desde a zona do acidente até à costa sul, à Fajã do Labaçal, onde ainda subiu o trilho dessa mesma fajã, até chegar às casas na freguesia do Topo.
A embarcação “Rabugento” tinha registo em São Mateus, na ilha Terceira, e a causa do acidente estará num incêndio que deflagrou na casa das máquinas, por volta das 4h da manhã.
Já o outro pescador que seguia a bordo, o mestre da embarcação, de 54 anos de idade, também desapareceu no mar, tendo o seu corpo sido encontrado esta quarta-feira de manhã, mas já sem vida.
Ainda segundo informação do Capitão do Porto da Horta, as buscas deverão ser retomadas depois de amanhã.
Liliana Andrade/RL Açores