
Assinala-se esta quarta-feira, dia 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco. A Unidade de Saúde de ilha de São Jorge, através da Equipa de Cessação Tabágica, não vai deixar passar a data em branco, sendo que já está agendado, em ambos os concelhos, ao longo do dia, um género de rastreio que irá permitir aos interessados ficarem a saber a quantidade de monóxido de carbono que têm nos pulmões.
António Salgado, médico no Centro de Saúde de Velas e responsável pela Equipa de Cessação Tabágica, explicou em entrevista à RL Açores, o que está a ser preparado para este Dia Mundial Sem Tabaco na ilha de São Jorge.
Quanto às consultas de Cessação Tabágica, iniciaram-se há sensivelmente um ano na Unidade de Saúde de Ilha, e, de acordo com o responsável, o balanço é bastante positivo.
Para António Salgado, em São Jorge as pessoas estão a par dos malefícios do tabaco, mas há ainda um longo caminho a percorrer, lamentando que a juventude seja o escalão mais desinteressado nesta altura.
António Salgado deixou ainda um alerta aos fumadores passivos.
O médico apelou à população para que participe ativamente nesta atividade da Unidade de Saúde de Ilha que assinala o Dia Mundial Sem Tabaco, esta quarta-feira, dia 31 de maio, das 10h ao meio dia na Vila da Calheta e das 14h às 16h na Vila das Velas.
Liliana Andrade/RL Açores
Imagem: ©Direitos Reservados
Cartaz: ©USI S.Jorge