A Uniqueijo, União de Cooperativas de Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, anunciou a garantia de um bónus do final do corrente ano de três cêntimos, bem como um aumento do preço base do litro de leite para novembro e dezembro.
Num comunicado enviado à imprensa, a Cooperativa refere que “está garantido o bónus do final do corrente ano de três cêntimos e o aumento, já anunciado, para 35 cêntimos do preço base do litro de leite pago aos Associados das Cooperativas no corrente mês de outubro”.
De acordo com a Uniqueijo, o aumento no mês de outubro equivale a mais nove cêntimos que ao mês homólogo do ano passado. Para além disso, a Cooperativa anunciou também um aumento do preço base para os meses de novembro e dezembro de 2022. “Relativamente aos meses de novembro e dezembro de 2022, o preço base do litro de leite será de 45,0 cêntimos, o equivalente a mais dezanove cêntimos que em igual período de 2021”, lê-se no comunicado.
No documento, a Uniqueijo justifica estes aumentos tendo em conta os resultados das cooperativas de São Jorge no período de janeiro a setembro de 2022, já apurados, bem como as recentes projeções para o 4º trimestre de 2022 quanto ao volume de vendas de queijo e volume de negócios das Cooperativas de São Jorge.
Segundo a Cooperativa, mediante o “trabalho de diário de acompanhamento da evolução dos preços do mercado de leite e produtos lácteos”, importa continuar “de uma forma segura e consistente, o percurso que teve início no corrente ano em relação ao aumento do preço base do litro de leite pago aos Associados das Cooperativas”.
No entanto, importa ressalvar o preço que é pago aos produtores resulta da média de todos os meses ao longo do ano, algo que, apesar de haver projeções, só se apura em janeiro. O leite, tal como em todas as ilhas da região, é valorizado de acordo com a classificação de uma tabela, que tem a ver, no caso de São Jorge, com a proteína, gordura e limpeza do leite, estabelecendo-se o preço base do litro de leite. O preço base é valorizado de diferentes formas de ilha para ilha, mas em São Jorge, em consonância com o setor cooperativo, no final do ano, as Cooperativas distribuem lucros valorizando, para além do preço base, um acréscimo, neste caso, de três cêntimos.
Desta feita, o preço do leite no final do ano em São Jorge, considerando os três cêntimos de bónus, ficará bem mais elevado em relação às outras ilhas da região, adianta a Uniqueijo. No ano passado, o preço médio do litro de leite pago à produção foi de 27,9 cêntimos e São Jorge ficou acima da média com 28,8 cêntimos.
DI/RL Açores
Imagem: ©Direitos Reservados