Vasco Cordeiro defende crescimento do turismo ao serviço da criação de riqueza e de emprego

O Presidente do Governo anunciou esta segunda-feira que estará concluída no próximo ano a revisão do Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores, um “instrumento fundamental” para se retirar, cada vez mais, benefícios deste setor na Região.

“Estimamos que, durante 2018, estejam concluídos os trabalhos de revisão do Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores, o qual, aliado ao Plano Estratégico e de Marketing, constituirão dois instrumentos fundamentais no sentido de, cada vez mais, se reforçarem as condições para retirar benefícios do desenvolvimento deste setor”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo, que falava na inauguração do Posto de Turismo de Santa Maria, localizado no centro de Vila do Porto, salientou que, neste novo tempo que se vive no turismo, verifica-se, a nível regional, um crescimento muito significativo em várias componentes, como os proveitos totais e por aposento.

“Esta realidade impõe repensarmos um conjunto de instrumentos de ordenamento e regulatórios, não no sentido de limitarmos esse crescimento, mas sim de o orientar e disciplinar para que ele cumpra o objetivo da sustentabilidade económica, social e ambiental deste setor, sendo um fator de crescimento de emprego e de riqueza”, preconizou Vasco Cordeiro.

Na sua intervenção, no primeiro dia da visita estatutária a Santa Maria, o Presidente do Governo considerou, por outro lado, que esta ilha, ao nível do crescimento do setor turístico, ilustra o que acontece em toda a Região, com uma particularidade muito especial.

“O facto é que em 2016, face a 2015, o número de dormidas em Santa Maria cresceu mais de 14 por cento e os proveitos totais aumentaram cerca de 23 por cento”, salientou Vasco Cordeiro.

“O que os números nos dizem, neste momento, é que Santa Maria encontra-se a trilhar um percurso extremamente importante e interessante de sinalizar: o facto é que não há um crescimento das dormidas nos primeiros cinco meses deste ano, face ao mesmo período de 2016, mas os proveitos totais da hotelaria crescem cerca de 30 por cento”, disse.

Estes dados querem dizer que as “condições pelas quais o setor turístico na ilha de Santa Maria cria riqueza, neste período, estão cada vez menos dependentes da quantidade e mais da rentabilização efetiva de todas as intervenções que permitem crescimentos desta ordem de grandeza”, sublinhou Vasco Cordeiro.

“Este é um bom trajeto. O equilíbrio que os Marienses e todos aqueles que estão ligados a este setor souberam criar, não alicerçando-o na quantidade, mas reforçando aquelas que são as condições para o aumento dos proveitos”, afirmou o Presidente do Governo.

 

GaCS/RL Açores