Na Costa Norte da Ilha de São Jorge, mais precisamente na Fajã do Sanguinhal, foi encontrado um veleiro que terá sofrido um “arrojo de mar”, segundo a Capitania do Porto da Horta.
O alerta foi dado por um mergulhador e chegou-se a temer por vidas humanas, mas afinal o navio estava vazio e inoperacional há já algum tempo ao que tudo indica.
O cenário com que se deparou o mergulhador que deu o alerta à polícia marítima local foi de um veleiro encalhado nas pedras da Fajã do Sanguinhal.
Imediatamente a estação salva vidas da Horta em colaboração com os Bombeiros da Calheta e agentes da polícia marítima dirigiram-se para o local, percebendo depois durante a operação que o veleiro não trazia ninguém a bordo, estando mesmo já inoperacional há algum tempo.
Rafael da Silva, o capitão do Porto da Horta, adiantou que nesta altura procede-se à tentativa de identificação do veleiro em causa por enquanto sem sucesso.
O Capitão do Porto da Horta garante que, da análise que já conseguiram fazer, não há perigo de poluição por qualquer tipo de combustível ou matérias perigosas, sendo que agora a Capitania em conjunto com outras entidades regionais competentes na matéria vão estudar a maneira mais apropriada de remover o veleiro daquela fajã de difícil acesso.
Liliana Andrade/RL Açores
Imagem: ©Direitos Reservados