Home / Destaque / Equipa do Protocolo do RSI de S.Jorge promove Campanha contra a Pobreza e Exclusão Social (c/áudio)
Equipa do Protocolo do RSI de S.Jorge promove Campanha contra a Pobreza e Exclusão Social (c/áudio)

Equipa do Protocolo do RSI de S.Jorge promove Campanha contra a Pobreza e Exclusão Social (c/áudio)

Assinala-se entre 11 e 19 de outubro a Semana pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social e quem não ficou indiferente à data foi a equipa do Protocolo do Rendimento Social de Inserção (RSI) de São Jorge, anexada à Casa de Providência De São José, que realizou uma campanha de sensibilização para esta temática.

Alexandra Alvernaz, psicóloga do RSI, falou à RL Açores em representação da equipa e explicou em que consiste exatamente a campanha.

Trata-se “de um texto com alguns testemunhos que pretende sensibilizar para uma maior participação nas questões de solidariedade social”, serve também “para relembrar as pessoas que a discriminação social pode atingir toda a gente e, por isso, devemos procurar ajudar o outro na adversidade, sempre que possível”.

A Psicóloga da Equipa do Protocolo do RSI explicou que o que se pretende é “mobilizar as pessoas para estarem atentas a estas situações”, tentando, de alguma forma, ajudar quem mais precisa.

A Campanha de Combate à Pobreza e Exclusão Social desenvolvida pela Equipa do Protocolo do RSI de São Jorge pretende chegar a muita gente, estando já um spot a passar na RL Açores e havendo igualmente um vídeo na rede social Facebook de maneira a que todos fiquem sensibilizados para esta temática e de maneira a que um maior número de pessoas aceda a esta causa e fique sensibilizada para a mesma.

Foram abordados três fatores marcantes dos tempos atuais, “primeiro pegámos no testemunho de uma criança que fala de bullying na escola, exclusão na escola, depois pegámos num idoso que é abandonado pela família e se sente só e abandonado em casa e, também, a parte do desemprego que hoje, infelizmente, afeta grande fatia da nossa população”, explicou Alexandra Alvernaz.

De acordo com a Psicóloga da Equipa esta atividade tem uma organização conjunta com várias entidades, entre as quais a Amnistia internacional, a AMI e alguns órgãos da União Europeia.

De salientar que a Equipa de Protocolo do RSI em São Jorge é composta por uma Assistente Social, Carla Santos, uma Psicóloga, Alexandra Alvernaz e duas Ajudantes Sociofamiliares, Noélia Teixeira e Anabela Matias, tendo todas participado na elaboração desta campanha.

Recorde-se ainda que o dia 17 de outubro é o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza.

Liliana Andrade/RL Açores

 

Ouça aqui a campanha que está a passar na RL Açores:

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top