Vasco Cordeiro recebeu a Ordem de Mérito da Ucrânia pelo trabalho desenvolvido na Presidência do Comité Europeu das Regiões.
A distinção atribuída reconhece o trabalho desenvolvido, nomeadamente promovendo a cooperação entre regiões e cidades europeias e congéneres ucranianas, o apoio para a recuperação das consequências económicas e sociais da guerra que grassa nesse país e o papel que as suas autoridades locais e regionais têm na reconstrução e recuperação no pós-guerra.
Vasco Cordeiro, nas redes sociais, refere que “é, para mim, uma honra tão grande quanto inesperada receber essa condecoração. Ela sinaliza o trabalho de muita gente no Comité Europeu das Regiões, a começar por aqueles e aquelas que constituíram o meu gabinete, enquanto fui presidente dessa instituição europeia. Quero, por isso, partilhar, também com eles, esta distinção.”
Vasco Cordeiro adianta ainda queres que este ato seja, sobretudo, o relembrar que essa é uma guerra que ainda acontece na Europa e que a paz, duradoura e sustentável, ainda é um objetivo a alcançar!e que esta é fruto também do trabalho de muita gente no Comité Europeu das Regiões.
A condecoração foi entregue pelo Ministro Adjunto do Desenvolvimento das Cidadades e Territórios da Ucrânia, Riabykin Oleksii.
RL/VC
