A Câmara Municipal da Horta a Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) para analisar e preparar um conjunto de operações e exercícios de grande relevância para a segurança da população faialense.
Na ordem de trabalhos constaram três pontos centrais: o debriefing da operação “Tempestade Pós-Tropical Gabrielle”, a preparação do exercício “TOURO 25”, que decorrerá de 6 a 8 de novembro na ilha do Faial, e a informação sobre o Simulacro de Amplitude Total do Aeroporto da Horta, agendado para o próximo dia 13 de novembro.
Para o Presidente da Câmara Municipal da Horta, “esta reunião permitiu consolidar aprendizagens recentes, avaliar a resposta das entidades perante fenómenos meteorológicos severos e garantir que o Faial continue preparado e coordenado perante qualquer eventualidade”, declarou.
O autarca reconheceu “que o Faial tem demonstrado uma resposta exemplar, fruto da articulação entre instituições e do empenho de todos os agentes de proteção civil, profissionais e voluntários que garantem a segurança da nossa população”, e elogiou ainda “o comportamento exemplar, sereno, preventivo e responsável da população faialense”.
No final da reunião, ficou reforçado o compromisso de aperfeiçoar os mecanismos de prevenção e resposta, bem como de promover uma cultura de segurança e resiliência comunitária, envolvendo cada vez mais cidadãos e entidades locais na preparação e execução de planos de emergência.
O edil faialense lembrou também que “o exercício TOURO 25 e o simulacro no Aeroporto da Horta serão momentos fundamentais para testar a nossa capacidade operacional e identificar oportunidades de melhoria. É assim que se constrói uma proteção civil moderna, eficiente e próxima das pessoas”, concluiu Carlos Ferreira.
A reunião, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou com a presença das diversas entidades que integram a Comissão Municipal de proteção Civil, incluindo forças de segurança, bombeiros, serviços de saúde, Autoridade Marítima, Aeroporto da Horta, serviços regionais e municipais, entre outros parceiros essenciais do sistema local de proteção civil.
RL/CMH














