A Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, através do Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA), iniciou o pagamento do Complemento Açoriano ao Abono de Família para Crianças e Jovens (CAAF), referente ao primeiro semestre de 2026.
Já foram efetuadas as transferências bancárias, estando os pagamentos por vale postal disponíveis nos CTT no dia 17 de julho, o que representa uma antecipação de uma semana face ao calendário habitual.
Este pagamento abrange 29.317 beneficiários, correspondendo a um montante global de 1.602.921,21 euros, reforçando o apoio às famílias açorianas com crianças e jovens a cargo.
Importa salientar que, desde 2021, o valor investido no CAAF aumentou 47% e que, desde 2021, com os governos da coligação PSD/CDS-PP/PPM, foram investidos cerca de 15,3 milhões de euros neste apoio.
O CAAF é atribuído com periodicidade semestral, sendo processado duas vezes por ano. Constitui um importante instrumento de política social, traduzindo-se num acréscimo pecuniário atribuído aos titulares do Abono de Família residentes na Região Autónoma dos Açores. Embora os titulares sejam as crianças e os jovens, o respetivo pagamento é efetuado aos pais, tutores legais ou instituições responsáveis.























