A Universidade dos Açores preencheu 100% das vagas na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior em 12 cursos

Já foram divulgados os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA). Candidataram-se à Universidade dos Açores 1534 estudantes para 610 vagas. Ficaram colocados 534 candidatos (mais 3 colocados do que no ano anterior), 67% dos quais escolheram a UAc como 1.ª opção.

Dos 534 colocados, 424 alunos são do arquipélago dos Açores.

Nesta 1.ª fase, a Universidade dos Açores preencheu 87,5% das vagas , com estudantes de todo o Arquipélago (com exceção do Corvo). Num cenário a nível nacional de diminuição dos candidatos que se apresentaram a concurso, os resultados da UAc revelam-se positivos e promissores.

A Escola Superior de Saúde preencheu a totalidade das vagas e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas preencheu 99% das vagas.

No conjunto, 12 cursos preencheram a totalidade das vagas: Biologia, Ciclo Básico de Medicina, Comunicação e Relações Públicas, Educação Básica, Enfermagem (Angra do Heroísmo); Enfermagem (Ponta Delgada), Estudos Portugueses e Ingleses, História, Medicina Veterinária (Preparatórios), Psicologia, Serviço Social, Sociologia. Os cursos de Turismo e de Gestão preencheram 96% e 91% das vagas, respetivamente. Destaca-se o crescimento assinalável do curso de Informática que aumentou as colocações em 23,1% (com 87.5% das vagas preenchidas).

Os cursos com mais vagas disponíveis para a 2.ª fase do CNA são: Ciências Agrárias, Ciências Farmacêuticas, Economia, Guias de Natureza e Património e Proteção Civil e Gestão de Riscos.

Este ano, a nota de acesso à Universidade dos Açores mais elevada é de 17,60 valores, de um estudante colocado no Ciclo Básico de Medicina.

GRA/RL