Acesso à Fajã dos Cubres permanece encerrado à circulação regular

O Serviço Municipal de Proteção Civil Calheta (SMPCC) fez saber que, na sequência das ultimas chuvas verificaram-se novos deslizamentos na derrocada na  Fajã dos Cubres, que bloquearam o caminho, tendo sido efetuados durante a manhã de quinta-feira os trabalhos de limpeza.

O caminho permanecerá encerrado à circulação regular, apelando-se à responsabilidade de cada um para não se colocarem em perigo atravessando a área da derrocada.

Permanecem residentes e não residentes nas fajãs.

Entretanto o caminho continua parcialmente obstruído, com a via de acesso danificadas e muros de suporte parcialmente destruídos, havendo o risco de permanente de queda de pedra e detritos.

Segundo o comunicado do SMPCC, no dia 13 a Câmara Municipal solicitou ao LREC uma vistoria que foi efetuada a 16, tendo, entretanto, recebido o Relatório preliminar. Assim serão mantidas as medidas em vigor.

Foi por indicação do LREC solicitado junto do Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática a realização de um voo de Drone com
sistema Lidar acoplado para definir com maior rigor áreas e volumes de materiais instáveis.

O Serviço Municipal de Proteção Civil Calheta apela às medidas de autoproteção, nomeadamente a não aproximação da zona da derrocada, sobretudo com chuva e vento; Evitar o perigo de atravessar por baixo da quebrada; Respeitar as indicações das autoridades; Não permanecer na zona de projeção da derrocada sobre a fajã dos Cubres; Organizar reservas alimentares e de medicamentos para vários dias.

RL/SMPCC/foto@RuiSilveira

Deixe um comentário