Arrancou ontem a visita Estatutária à ilha de São Jorge. O Presidente do Município de Velas reuniu com o Governo Regional dos Açores, onde apresentou uma série de reivindicações para o Concelho, plasmadas num memorando entregue, com sensivelmente 500 páginas, passando por vários setores, desde logo ao nível da Saúde, Acessibilidades, Agricultura, Turismo, entre outros.
O Autarca sai satisfeito do encontro. por ver alguns dos assuntos que, ao longo dos anos, têm vindo a ser debatidos e conversados, e com luz ao fundo do túnel, como é o caso da pavimentação do Caminho de Acesso ao Farol dos Rosais, classificado como via principal e estrutural no âmbito do Perímetro Agrícola Sto. Amaro/Beira/Rosais, e cuja apresentação do Projeto decorre já esta quarta-feira, projeto este que, segundo a Tutela, será candidatado aos Fundos Comunitários ainda no decorrer do presente ano, por via do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).
No âmbito das Acessibilidades, determinantes para o desenvolvimento de qualquer localidade, no caso em apreço da Ilha de São Jorge, e em particular do o concelho, Luís Silveira reconhece o trabalho do Governo dos Açores, na disponibilização do maior número de lugares nos voos para entrada e saída de São Jorge, contudo importa salientar que o grande crescimento do turismo que
se tem feito sentir, faz com que a disponibilidade de lugares já não vá atualmente de encontro às necessidades, considerando importante que, rapidamente, possa o governo interferir junto da companhia aérea SATA, no sentido de aumentar a disponibilidade de lugares, para a entrada e saída de São Jorge, por via aérea.
Na habitação, o autarca enaltece a abertura recente do período de candidaturas para a cedência de 11 lotes infraestruturados na Freguesia da Urzelina, os quais se destinam à construção de moradias unifamiliares e que, segundo Luís Silveira, vem ajudar naquele que é o nosso maior flagelo, nomeadamente a demografia, criando condições para a fixação de mais Jovens .
Foram ainda analisadas inúmeras outras matérias, que são transversais às várias áreas de atuação governamental, nomeadamente na vertente cultural, e onde se destaca a necessidade urgente da reabilitação da Igreja de Santa Bárbara, na Freguesia das Manadas, classificada como Imóvel de Interesse Público Nacional, em que o Governo em parceria com o Município, avançarão ainda este ano com intervenções no referido imóvel.
Durante a visita, foi realizada uma avaliação dos projetos já concretizados, dos que estão em curso e das reivindicações para o futuro, com José Manuel Bolieiro a manifestar “grande apreço pela lealdade e franqueza” na cooperação entre o Governo e a autarquia.
O governante enalteceu ainda a parceria estratégica entre o Governo Regional e a autarquia, que tem permitido o crescimento sustentado do concelho das Velas e impulsionado o desenvolvimento da ilha de São Jorge.
RL/CMV
