Auditório Municipal de Velas recebeu o III Seminário “DemocraciAZ”, que contou com a presença de cerca de 100 jovens estudantes das escolas da ilha de São Jorge.
A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego defendeu que é importante sensibilizar os jovens para que tenham uma cidadania ativa.
A anteproposta do “DemocraciAZ – Plano Regional para a Literacia e a Participação Democrática Jovem” vai ser submetida “muito em breve” a Conselho do Governo dos Açores para aprovação, adiantou Maria João Carreiro, seguindo-se o período de abertura a consulta pública por parte dos cidadãos.
A governante explicou que este Plano Regional assenta em quatro eixos de ação e intervenção: literacia democrática; princípios e sistema eleitoral; promoção de um ecossistema participativo e educação mediática.
“É imperativo sensibilizar os jovens para uma cultura de participação democrática e para o exercício de uma responsabilidade que é de todos nós, mostrando-lhes que também têm poder fora das urnas e para lá dos períodos eleitorais”, defendeu.
Maria João Carreiro frisou que “a política não pode ser vista pelos jovens como uma atividade distante”, nem como um exercício que se esgota no voto, razão pela qual “é preciso abrir política à cidadania jovem e levar a política à vida dos jovens”.
Conforme explicou, “a democracia não vive de conteúdos virais e de mestres de partilhas nas redes sociais, mas sim de cidadãos que reconhecem neste sistema de organização política e social a possibilidade de serem, simultaneamente, promotores e beneficiários dos direitos e deveres que lhe estão associados”.
RL/GRA
