
No rescaldo desta noite eleitoral, o CDS-PP sai como grande vencedor no concelho de Velas. O partido mantém a presidência da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal e consegue a presidência de cinco das seis Juntas de Freguesia, nomeadamente Norte Grande, Rosais, Santo Amaro, Urzelina e Manadas.
Em declarações à Rádio Lumena, Catarina Cabeceiras, eleita para a presidência do Município, fez um balanço muito positivo destas eleições.
Por seu turno, o PS, o segundo partido mais votado no concelho, fez igualmente o seu balanço destas eleições, sendo que Isabel Teixeira, a candidata à presidência do Município, adiantou que os resultados refletem as intenções da população, sendo que o partido irá fazer o seu trabalho na oposição.
O PSD, partido que apresentou candidaturas à Assembleia Municipal e juntas de Freguesia da Urzelina e Velas, acabou por alcançar alguns dos objetivos, sabendo à partida, que seria uma eleição muito difícil. Paulo Silveira recorda que o partido apoiou a candidatura do CDS-PP à autarquia, e conseguiu recuperar a junta de Freguesia das Velas.
Já a CDU apresentou-se nestas eleições com candidaturas à Câmara e Assembleia Municipal, sendo que António Machado, apesar de não ter sido eleito para a autarquia, destaca a manutenção do deputado municipal na Assembleia de Velas.
Por seu turno, o CHEGA apresentou-se pela primeira vez a estas eleições, sendo que José Brasil reconhece que os resultados ficaram aquém do esperado. À Rádio Lumena admite a falta de experiência dos candidatos, assim como lamenta a falta de apoio do partido sendo que todos os gastos da campanha foram custeados pelos próprios.
Nestas eleições autárquicas estavam inscritos 4.989 eleitores, tendo votado 3.043, ou seja, 60,99%.
RL