Balcões de inclusão dos Açores com mil pessoas atendidas desde dezembro

Os três balcões de inclusão, em funcionamento desde dezembro de 2024 nos Açores, já fizeram cerca de mil atendimentos a pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade, revelou o Governo Regional.

A secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, citada em nota de imprensa, falava na inauguração do quarto balcão de inclusão, na cidade da Ribeira Grande, nas instalações do Instituto da Segurança Social dos Açores (ISSA).

A responsável considerou que a inauguração se insere na Estratégia Regional para a Pessoa com a Deficiência (ERIPDA), “dirigida aos que vivem em risco de exclusão”.

Mónica Seidi adiantou que, até ao final do mês, entrará também em funcionamento o balcão da Praia da Vitória, na ilha Terceira.

Os balcões visam o atendimento, no âmbito da deficiência, de assuntos da Segurança Social que estão disponíveis em qualquer serviço de atendimento, assim como assuntos como orientação e encaminhamento nas áreas de emprego e apoios às entidades empregadoras, formação profissional, benefícios fiscais, acessibilidades, transportes, intervenção precoce e educação.

RL/GRA