O Programa Blue Azores foi convidado, pela presidência da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), a integrar o grupo de trabalho de ativação da Agenda de Ação relativo a ‘Esforços para preservar e restaurar os oceanos e os ecossistemas costeiros’.
Este grupo de trabalho, inserido num de seis eixos temáticos da Agenda de Ação da conferência, tem como objetivo principal consolidar e acelerar soluções focadas na preservação e restauração dos ambientes costeiros e marinhos, que serão posteriormente apresentadas na COP30, evento que decorrerá entre 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém, no Brasil.
Para Adriano Quintela, representante do Programa Blue Azores no grupo de trabalho, a COP30 será um dos marcos mais importantes desta década para acelerar a resposta global à crise climática. Por isso, considera que a participação nesta conferência “coloca os Açores e Portugal no centro das discussões estratégicas que definirão o futuro das políticas ambientais a nível mundial”.
O especialista em ordenamento do espaço marítimo indica que o Blue Azores irá contribuir para os trabalhos da COP 30 trazendo “conhecimento técnico, experiência prática e evidência científica resultante da implementação de áreas marinhas protegidas de grande escala, construídas com base na ciência, na participação das comunidades e numa governação partilhada”, e acrescenta que o Programa pretende contribuir com soluções para dois temas: ‘Conservação Marinha’ e ‘Planeamento e Gestão Sustentável do Oceano’.
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (Conferência das Partes) é um encontro global anual – considerado um dos principais eventos do tema no mundo – onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima.
A COP30 contará com a presença de chefes de Estado, ministros, diplomatas, representantes da ONU, cientistas, líderes empresariais, ONGs, ativistas e outros membros da sociedade civil de mais de 190 países. Sobre o Blue Azores Focado na conservação e utilização sustentável do Mar dos Açores, com base no melhor conhecimento científico, e com a participação da comunidade, o Programa Blue Azores visa contribuir para a proteção, promoção e valorização do capital natural marinho do arquipélago, criando novas vias para o desenvolvimento económico sustentável da região. Promove assim a conservação do oceano, a valorização da natureza e das atividades que dela dependem e a promoção de uma economia azul sustentável.
O Programa é liderado pelo Governo Regional dos Açores, em parceria com a Fundação Oceano Azul e o Instituto Waitt, e em colaboração com a Universidade dos Açores.
RL/BlueAzores
