Bombeiros da Calheta com nova ambulância de socorro

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Calheta recebeu uma nova ambulância de socorro, numa cerimónia presidida pelo Secretário Regional Alonso Miguel.

Esta nova ambulância foi promovida pelo Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática.

Segundo a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP/SNBP), esta entrega representa mais um passo no reforço da capacidade operacional das corporações, garantindo uma resposta mais eficaz às necessidades das populações.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico recebeu igualmente uma nova ambulância em idêntica cerimónia.

Para o Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, a emergência medida pré-hospitalar enfrenta desafios mais complexos, daí a aposta no reforço nos meios de socorro, no sentido de capacitar os bombeiros com os conhecimentos, meios e condições para prestar um serviço de excelência a quem necessita, com a renovação da frota e de uma ambulância que muita falta fazia ao Concelho da Calheta.

Segundo Alonso Miguel, a emergência médica representa cerca de 80% da atividade do corpo de bombeiros da Calheta que, entre 2024 e 2025, deu resposta a mais de 400 chamadas para prestação de cuidados de saúde urgentes.

RL/ANBP/SNBP