Instituição de Solidariedade Social de apoio a Idoso
Em São Jorge, o apoio aos necessitados surge, no início do século XX com a fundação, a 21 de Maio de 1903 do Asilo da Mendicidade da Vila das Velas.
Ao longo da sua existência mudou algumas vezes de nome, mas o seu objetivo fundamental manteve-se ao longo de décadas. Ajudar os idosos da ilha e desenvolver projetos na área da solidariedade social.
Atualmente, com o nome de Casa de Repouso João Inácio de Sousa, mantém propósitos como o recolhimento para habitação dos utentes, atividades de apoio inerentes à sua finalidade, exemplo disso são os locais de convívio e lazer, uma capela para atos de culto e um Centro de convívio para idosos.
Mais tarde, as alterações sociais trazidas depois da 1974, obrigaram a instituição a adaptar-se às novas exigências.
Assim, surge a remodelação do lar e o alargamento das suas valências.
A Instituição particular de solidariedade social manteve sempre o apoio a idosos internados nas instalações e, um pouco mais tarde, surge a prestação de serviços no domicílio, a pessoas carenciadas tornando-se uma mais-valia para quem precisa de apoio, na sua habitação.
A Casa de Repouso João Inácio de Sousa, presta um leque de serviços que passa pelo apoio ao domicílio, apoio social a repatriados e sem abrigo, inclui ATL, Centro de Dia, entre outras valências.
É finalidade desta Casa de Repouso, receber pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade, que necessitem dos nossos serviços e oferecer a cada Utente, um ambiente alternativo ao familiar. Genericamente, pretendemos transmitir segurança e felicidade.
Porque a palavra solidariedade não deve ser uma palavra vã, mas de esperança e acção.
Contatos:
Casa de Repouso João Inácio de Sousa
Rua Teófilo de Braga
98-559 – Velas, Ilha de São Jorge
Tel: (351) 295 430 20 / Fax: (351) 295 430 201
Email: casarepouso.velas@iol.pt