Cerca de dois mil jovens no OTLJ Verão 2025

Este ano, cerca de dois mil jovens viram aprovada a sua candidatura ao OTLJ Verão 2025, promovido pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude.

Foram aprovados mais de 760 projetos apresentados por entidades das nove ilhas da Região, 86% dos quais para o subprograma “Ocupação em Férias”, no qual foram colocados 93% dos jovens com candidaturas aprovadas.

Em termos globais, 95% dos jovens foram colocados num dos subprogramas do seu interesse – “Ocupação em Férias”, “Jovens Ativos” e “Verão em Ocupação” – e indicados aquando da candidatura que decorreu de 1 de março a 30 de abril.

Desde 2023, foram colocados no OTLJ mais de seis mil jovens, o que confirma o interesse dos jovens nos projetos de ocupação no período das férias escolares.

Em janeiro último foi publicado o novo regulamento do OTLJ, o qual já não era revisto desde cerca desde 2018, segundo revelou fonte da SRJHE.

O novo regulamento, além de criar o subprograma “Verão em Ocupação”, reforça em 20% das bolsas atribuídas aos jovens e alarga o prazo de candidaturas de um para dois meses.

Podem candidatar-se ao “Ocupação em Férias” os jovens entre os 14 e os 24 anos de idade, residentes nos Açores, que frequentem o 9.º ano de escolaridade, ou equiparado, ou o Ensino Secundário, enquanto ao “Jovens Ativos” podem candidatar-se os residentes nos Açores dos 15 aos 24 anos de idade integrados em projetos promovidos por IPSS.

Os projetos enquadrados em cada um destes dois subprogramas têm a duração de 20 dias úteis, nos meses de julho e agosto, não podendo ultrapassar as cinco horas diárias.

Aos jovens é atribuída uma bolsa de três euros por hora, num total de até 207 mensais.

O novo subprograma “Verão em Ocupação” destina-se aos jovens residentes nos Açores, dos 16 aos 24 anos de idade, que frequentem o Ensino Secundário, do Ensino Geral ou Profissional, ou o Ensino Superior, em cursos de Licenciatura ou Mestrado.

Os projetos decorrem entre julho e agosto, no total de 35 dias úteis, com início até ao 5.º dia útil do mês de julho, num conjunto máximo de 20 horas semanais, não ultrapassando as 5 horas diárias.

Aos jovens é atribuída uma bolsa no valor de quatro euros por hora, o que poderá totalizar, se o jovem cumprir a totalidade da sua ocupação, uma bolsa no valor de 560 euros.

RL/GRA