
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) fez pelas 00h00 o ponto de situação da passagem do Ciclone Gabrielle que passou à categoria de tempestade pós-tropical, contudo, com caraterísticas de furacão, tal como referiu o Presidente do SRPCBA Rui Andrade.
Assim durante esta madrugada continua a ser esperada uma intensificação do estado do tempo.
Para o Grupo Central são esperados ventos na ordem dos 120 km/h, com rajadas que poderão chegar aos 150 km/h e pontualmente poderão chegar aos 180 km/h. As ondas do mar estarão entre os 6 e os 10 metros.
Segundo referiu Rui Andrade, é espectável que a tempestade Gabrielle possa se encontrar a sudoeste da ilha Terceira, ou seja, entre as ilhas Terceira e São Jorge, pelas 6h00 da madrugada.
Segundo disse o presidente do SRPCBA, a situação não é tão gravosa como se esperava, mas o período critico mantém-se durante esta madrugada.
A mensagem é para a manutenção do estado de prontidão de todas as entidades, sendo importante a população continuar a adotar comportamentos responsáveis, adotando as respetivas medidas de auto proteção.
RL