
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) defendeu a importância de “atrair e apoiar os jovens que se queiram dedicar à Agricultura”, oferecendo condições de segurança económica, incentivos à instalação, apoio à formação e acesso às tecnologias mais recentes.
“É prioritário passar essa imagem aos nossos jovens. Uma ideia de uma profissão moderna, digna e essencial”, afirmou Luís Garcia na sessão comemorativa do 50.º aniversário da Associação Agrícola de São Miguel, sublinhando as oportunidades que o setor pode oferecer às novas gerações.
Consciente dos desafios que o setor enfrenta, desde as alterações climáticas e a volatilidade dos mercados globais até à necessidade de garantir a sustentabilidade económica das explorações, o Presidente do Parlamento açoriano reforçou que a Agricultura é “um setor estratégico para o futuro da Região”, capaz de “cuidar do território, produzir alimentos de qualidade e contribuir para contrariar o despovoamento”, defendeu.
Paralelamente, o Presidente da ALRAA sublinhou que “é fundamental” continuar a promover e valorizar os produtos açorianos, “reconhecidos pela sua qualidade incomparável”, garantindo que essa valorização chegue a todas as fileiras, apelando a “um trabalho conjunto” entre governantes, associações e agricultores.
Ao celebrar o 50.º aniversário da Associação Agrícola de São Miguel, o Presidente da Assembleia Legislativa enalteceu a instituição pelo “papel fundamental” que tem desempenhado no fortalecimento da Agricultura nos Açores, sobretudo no apoio aos agricultores, na promoção da inovação e na defesa dos interesses do setor.
RL/ALRAA