A cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, vai acolher na próxima semana um encontro de cidades geminadas de Portugal e Estados Unidos, para “celebrar a parte boa” da relação entre os dois países.
O evento “Sister Cities Summit” vai decorrer entre os dias 25 e 27 de junho, em Ponta Delgada, no âmbito das comemorações dos 40 anos da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).
Segundo a organização, que presentou o programa do encontro numa conferência de imprensa, no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, existem atualmente cerca de 60 acordos de geminação entre os dois países.
o diretor regional das Comunidades, José Andrade No caso dos Açores, referiu que existem relações históricas “um pouco por toda a América, de costa a costa” e “razões para celebrar 230 anos de relações históricas através do consulado mais antigo do mundo com funcionamento ininterrupto”, que é o de Ponta Delgada.
Além disso, acrescentou, existem também “60 razões para celebrar essas relações transatlânticas através de outras tantas geminações municipais” entre cidades portuguesas e dos Estados Unidos da América (EUA).
O diretor regional das comunidades referiu ainda que o encontro pretende “reconhecer e valorizar a importância das relações entre Portugal e os EUA” e sublinhar o papel importante do poder local para essas relações.
Segundo a diretora de relações transatlânticas da FLAD, Leonor Durão Barroso, que apresentou o programa da iniciativa, existirão espaços de diálogo, debate e discussão da relação transatlântica.
O “Sister Cities Summit” inclui uma conferência inaugural sobre “A água e o futuro das cidades” e painéis de cooperação sobre inteligência artificial, economia, sociedade e cultura, educação, ciência e tecnologia.
Haverá também um momento de homenagem aos 230 anos do Consulado dos EUA em Ponta Delgada e um espetáculo com FADOalado e Orquestra Ligeira de Ponta Delgada.
No último dia, a conferência final será proferida por Durão Barroso, ex-primeiro ministro e ex-presidente da Comissão Europeia, e decorrerá a sessão de encerramento, com a presença anunciada do presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Na conferência de imprensa também participou, à distância, David Lopes, coordenador das comemorações dos 40 anos da FLAD, que referiu os aspetos gerais do programa e adiantou que, nos dias 18 e 19 de setembro, os Açores receberão também uma conferência comemorativa dos 30 anos do acordo de cooperação e defesa entre Portugal e os EUA e dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
O encontro das cidades geminadas entre Portugal e os EUA é organizado pela FLAD e o Governo Regional dos Açores, através da presidência do Governo e da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, com o alto patrocínio do Presidente da República.
