Realizaram-se, no Centro de Formação do Belo Jardim, na ilha Terceira, neste sábado, dia 18, as provas de apuramento à fase final do TECOREE que, como habitual, se irá realizar em Idanha-a-Nova, na segunda semana de Abril.
Este ano e já com o fecho das contagens e validação de resultados, foi apurada para ir à referida final a equipa Camões do agrupamento 944 de Guadalupe da Graciosa.
Este apuramento torna-se particularmente importante por ser o terceiro ano consecutivo que esta equipa se apura, mantendo parte da equipa original que, em 2023, conseguiu o feito de pela primeira vez, uma equipa da Graciosa ter estado presente, não só na fase regional mas, especialmente, na fase final e como vencedora da respetiva fase regional, o que volta a acontecer neste ano. Refira-se que, para além de ser algo inédito na região, é muito raro acontecer mesmo a nível nacional.
Esta fase da competição, que contou com 5 equipas de 3 ilhas diferentes, incluiu 10 desafios em áreas relevantes na prática e técnica escutista, e permite que as equipas de jovens Pioneiros (14 aos 17) se confrontem ao longo de um percurso onde têm que ultrapassar provas em áreas como nós e amarrações complexas, construção de estruturas utilizando unicamente cordas e varas, morse, homógrafo, orientação e cartografia, socorrismo, entre outras técnicas, num nível de exigência que já ultrapassa, em muito, aquilo que é a prática normal da grande maioria dos agrupamentos.
Participaram também as equipas – 631-Santa Luzia da Praia, 139-Porto Judeu, 800-Capelas e 23-Praia da Vitória.
