Governo dos Açores nomeia Rui Coutinho para Presidente da SATA e cria Conselho Estratégico da companhia

O Governo dos Açores decidiu criar um Conselho Estratégico no Grupo SATA, a presidir por uma personalidade de reconhecido mérito e idoneidade profissional, e indicou Rui Coutinho como Presidente do Conselho de Administração da SATA Holding.

Será criado, com dignidade estatutária, e numa ação reformista, um Conselho Estratégico, que terá entre sete a nove membros, com o propósito de tornar mais robustos os processos de decisão em matérias consideradas estratégicas promovendo um alinhamento de todos os interesses envolvidos e robustecendo a reflexão do papel da SATA para a Região.

O Governo Regional dos Açores entende que a criação de um Conselho Estratégico na estrutura de governo da SATA Holding, S.A. se afigura pertinente, especialmente para facilitar e aprofundar o debate acerca dos principais desafios estratégicos com que a empresa se depara, acolhendo as perspetivas de vários representantes dos interesses dos açorianos e do Grupo SATA.

Relativamente ao Conselho de Administração da SATA Holding, S.A., será ao novo Presidente quem incumbirá a indicação dos restantes elementos que constituirão a equipa no Conselho de Administração, que manterá todas as competências atualmente consagradas nos estatutos da companhia.

Segundo Berta Cabral, Secretária Regional com a tutela da Mobilidade, “o Governo dos Açores define como prioridade do novo Presidente do Conselho de Administração da SATA Holding, S.A., o estrito cumprimento do Plano de Reestruturação aprovado pela Comissão Europeia, que, por consequência, implica, a estabilização da reorganização da estrutura empresarial, a adequação da operação, com melhoria da eficiência e redução de custos, a salvaguarda da SATA Air Açores, a efetivação da privatização da Azores Airlines, a reestruturação e alienação do negócio de handling das companhias e a apresentação de uma proposta num eventual novo concurso de OSP territoriais, uma vez que a companhia está proibida de realizar rotas deficitárias”.

O Governo dos Açores decidiu, ainda, manter no Conselho de Administração da SATA Holding, S.A., como Administradores Não Executivos, Bernardo Oliveira e João Crispim Ponte, visando o acompanhamento do trabalho no âmbito do Plano de Reestruturação.

RL/GRA/ Fotos@Isaac Struna