O Governo dos Açores, em comunicado, diz ter cumprido “o estabelecido com os trabalhadores dos matadouros da Região” e que procedeu ao pagamento dos retroativos referentes ao ano de 2024, valor de cerca de 1,9 milhões de euros.
“Este pagamento decorre do Decreto Legislativo Regional n.º 11/2024/A, de 21 de novembro, que define o novo regime jurídico da carreira especial dos trabalhadores dos matadouros da rede regional de abate. Desde o início de 2025, o Governo Regional passou a aplicar os novos vencimentos associados a esta mudança de regime.”
A confirmação do pagamento foi dada por António Ventura, Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, aquando da visita ao Matadouro da Ilha Terceira.
Os trabalhadores dos matadouros dos Açores estiveram em greve, no dia 14 de maio, para exigir o pagamento de retroativos de 2024, relativos às alterações na carreira, e admitiram nova paralisação numa das alturas do ano de maior procura dos serviços.
Naquele dia, o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, garantiu que as atualizações salariais dos trabalhadores dos matadouros seriam pagas em junho, mas apelou à responsabilidade, assinalando que o executivo “não tem varinhas mágicas para corresponder às ambições de todos”.
RL/GRA
