As associações de juventude inscritas no Registo Açoriano de Associações Juvenis vão poder aceder, em 2026, a um montante global de financiamento de 170 mil euros para a implementação e execução dos seus planos de atividades, nos termos do Despacho da Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, publicado em Jornal Oficial.
Este montante representa um reforço de 20 mil euros em relação ao montante aprovado para o ano em curso no âmbito do Programa de Apoio aos Planos de Atividades do Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento da Atividade Associativa Jovem (SIDAAJ).
As candidaturas devem ser apresentadas através de formulário eletrónico disponível no portal juventude.azores.gov.pt, de 1 de novembro a 15 de dezembro, para as associações juvenis, e de 1 de novembro a 15 de janeiro de 2026, para as associações de estudantes.
A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Empregoreafirma o compromisso do Governo dos Açores com o “fortalecimento do movimento associativo juvenil”, sublinhando que as associações juvenis desenvolvem uma “missão essencial não só para a defesa e afirmação dos interesses dos jovens, mas também para formação e capacitação dos próprios jovens para o exercício de uma cidadania ativa e construtiva, ou seja, de uma cidadania que quer ser parte da solução e não ficar apenas a assistir aos desafios”.
A publicação do Despacho que estabelece o montante máximo de financiamento das atividades das associações jovens acontece à saída do InterAj – Oficina de Capacitação das Associações Juvenis, que decorreu de 24 a 26 de outubro, na ilha do Faial, juntando mais de 50 dirigentes associativos e representantes de associações juvenis.
Este encontro anual das associações juvenis, promovido através da Direção Regional da Juventude, teve como tema para reflexão a “Liderança Associativa e Sustentabilidade”.
Durante o InterAj, os participantes tiveram oportunidade de participar em workshops sobre “Gestão Administrativa e Financeira no Associativismo Juvenil”, “Estratégias de Liderança e Desenvolvimento do Associativismo Juvenil” e “A Inovação no Associativismo Juvenil”.
O novo SIDAAJ, regulamentado em 2023 pelo governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, inclui mais financiamento, mais despesas elegíveis e mais tempo para candidaturas, além de prever o financiamento de projetos co-organizados por duas ou três associações e o financiamento na modalidade bianual para projetos com duração de dois anos.
RL/GRA
