Ilhas dos Açores sob aviso amarelo esta quarta-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou as ilhas dos Açores sob aviso amarelo devido à precipitação que poderá ser por vezes forte e acompanhada de trovoada.

O alerta amarelo é válido até às 15h00 de amanhã, dia 22 para o Grupo Ocidental, enquanto que para o Grupo Oriental o alerta é valido entre as 06h00 do dia 22 até às 00h00 do dia 23.

Já as ilhas do Grupo Central encontram-se em alerta amarelo entre as 18h10 de hoje e as 18h00 de amanhã, dia 22.

Para o Grupo Central o IPMA prevê para amanhã, quarta-feira, céu muito nublado, temporariamente com abertas no fim da manhã.

Períodos de chuva, com precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada. Há igualmente condições favoráveis à formação de neblinas.

O vento soprará de sudoeste moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 60 km/h.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas as seguintes medidas de autoproteção para precipitação e ventos fortes, nomeadamente verificar a validade dos seguros da sua casa e viatura e certifique-se que têm cobertura para fenómenos da natureza; consolidar telhados, portas e janelas; Cortar ou podar as árvores próximas, que apresentem risco de queda. No caso de árvores de grande porte ou que não sejam propriedade sua, informe os serviços da sua autarquia.

Aconselha ainda a manter limpos os sistemas de drenagem, bem como, os adjacentes à sua residência. Caso tenha conhecimento de uma situação que possa provocar danos, alerte as autoridades competentes; guardar os objetos soltos do jardim e o caixote do lixo ou outros que possam ser projetados pelo vento. Um objeto, mesmo que leve, projetado por vento forte pode causar grandes prejuízos materiais e acidentes pessoais graves; fechar bem portas, janelas e persianas.

O SRPCBA aconselha igualmente a que mantenha a sua viatura com o tanque de combustível cheio, pois poderá ter que fazer, nas suas deslocações, percursos maiores por via de estradas interrompidas ou intransitáveis; abrigue os animais, particularmente os domésticos, pois são extremamente sensíveis a temporais.

Dentro de casa, escolha um local seguro, afastado de portas e janelas, procurando não potenciar o risco; se verificar que existem infiltrações, barulhos estranhos ou fendas nas paredes, contacte as autoridades. Pode ter de abandonar a sua residência; se precisar sair de casa, desligue a eletricidade, o gás e a água. Essa medida contribui para evitar acidentes nos seus bens e nas forças de segurança. Leve o seu Kit de emergência, poderá necessitar dele; se estiver fora de casa, procure abrigo, aguarde que o mau tempo passe.

Não circule sem necessidade. Pode atrapalhar a circulação das forças de segurança e colocar em risco a sua segurança, nomeadamente, cair em buracos ocultados por lençóis de água; em locais não pavimentados, redobre a sua atenção, pois as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros; ligue o rádio, fique atento às recomendações difundidas e não contribua para a divulgação de boatos; siga sempre as recomendações dos agentes das autoridades presentes, eles estão nos locais para o ajudar.

RL/IPMA/SRPCBA

Deixe um comentário