A Irmandade do Espírito Santo e Trindade de Santo Amaro irá promover, nos dias 19, 20 e 21 de março de 2026, um Workshop de desmancha, corte e preparação de carne de novilho Jorgense, culminando com um jantar de degustação das carnes trabalhadas durante o evento. O jantar constituirá, não só uma ação de angariação de fundos a favor desta Irmandade, mas também a divulgação da carne de novilho Jorgense.
Todo o evento decorrerá no Edifício da Banda Filarmónica de Santo Amaro.
O Workshop será ministrado por José Alexandre Coelho, mestre e profissional com vasta experiência na área da desmancha e preparação de carne. José Alexandre iniciou a sua atividade aos 14 anos na AIC (Abate e Indústria de Carnes), tendo passado, entre outros, pelo Talho de São Pedro e pela Quinta dos Açores. Atualmente exerce funções de corte e preparação de carnes no restaurante QB, na ilha Terceira, e integra a equipa de preparação e corte de carnes do CERCA.
Durante o evento, José Alexandre trabalhará também em colaboração com, Eurico Picanço, mestre dos grelhados na brasa da Ilha Graciosa. Eurico Picanço conta com mais de 30 anos de experiencia na érea dos grelhados na Ilha Graciosa, sendo um nome de referência em variados eventos. Participou no evento, Beef Fest / On Fire na ilha de São Miguel e em variados eventos na ilha Terceira.
Serão também parceiros a equipa SAL & BRASA, composta por Jorge Bettencourt e Hélio Fagundes, reconhecidos na área da gastronomia Jorgense, com vasta experiência em grelhados na brasa e porco no espeto desde 2010, tendo participado em inúmeros eventos na ilha de São Jorge, nas restantes ilhas dos Açores, em Portugal Continental e na Diáspora Açoriana, nomeadamente nos Estados Unidos da América.
Esta Irmandade entende que a promoção e divulgação da carne Jorgense são imperativas para garantir a sustentabilidade e o futuro destas festividades. Nesse sentido, o evento anteriormente referido tem como finalidade não apenas a realização de um jantar de angariação de fundos, mas também a aprendizagem de novas formas de trabalhar a carne adaptadas à realidade atual, bem como a promoção e divulgação da importância da produção e comercialização da carne, neste caso específico, da carne grelhada na brasa.
Esta Associação entende que, uma estreita colaboração entre os promotores do evento e as entidades governamentais constitui um alicerce fundamental para a construção de um futuro melhor para a carne Jorgense, enriquecendo a nossa economia e contribuindo para a sustentabilidade.
RL






















