José Manuel Bolieiro destaca importância estratégica das Forças Armadas nos Açores

O Presidente do Governo dos Açores assistiu ao Distinguished Visitors Day do exercício militar “Milhafre 25”, uma demonstração das capacidades das Forças Armadas Portuguesas na Região Autónoma dos Açores, o qual decorreu nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

O exercício “Milhafre 25” teve como objetivo treinar e avaliar a capacidade de resposta das Forças Armadas na Região, através de operações conjuntas das componentes marítima, terrestre e aérea, reforçando a coordenação entre o Comando Operacional dos Açores e o Comando Conjunto para as Operações Militares do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

O líder do executivo açoriano sublinhou a importância da presença militar no arquipélago, destacando o papel das Forças Armadas na segurança e no apoio às populações.

José Manuel Bolieiro salientou também a relevância estratégica dos Açores no contexto nacional e europeu, referindo que o arquipélago “acrescenta valor a Portugal e à União Europeia pela sua posição no Atlântico e pelas responsabilidades que daí decorrem em matéria de segurança e defesa”.

O exercício “Milhafre 25” incluiu uma demonstração pública de meios aéreos, navais e terrestres das Forças Armadas estacionadas nos Açores, reforçadas por unidades do continente, e uma exposição interativa aberta ao público no Terminal de Cruzeiros da Marina de Ponta Delgada, onde foram apresentadas as principais missões e capacidades operacionais das forças destacadas no arquipélago.

A iniciativa reuniu ainda entidades civis e militares, entre as quais o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, e o Representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Pedro Catarino.

RL/GRA/foto@MM

Deixe um comentário