Jovens açorianos com mais oportunidades de ocupação no verão e apoios reforçados no OTLJ

A partir deste ano os jovens que decidam fazer um projeto no âmbito do Programa de Ocupação dos Tempos Livres dos Jovens – OTLJ vão ter acesso a um novo subprograma de ocupação no verão e beneficiar do reforço das bolsas de apoio.

regulamento do “novo” OTLJ foi hoje publicado em Jornal Oficial e resulta do compromisso do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, de adaptar às exigências atuais dos jovens um programa reformulado pela última vez em 2010 e cujo regulamento não era revisto há sete anos.

O OTLJ passa a incluir um novo subprograma – “Verão em Ocupação”, através do qual os jovens com idades entre os 16 e os 24 anos, a frequentar o Ensino Secundário, Ensino Profissional ou Ensino Superior podem fazer um projeto de ocupação em empresas privadas, do setor social, de comunicação social e em cooperativas.

Os projetos de ocupação no âmbito deste subprograma decorrem entre julho e agosto, no total de 35 dias úteis, com início até ao 5.º dia útil do mês de julho, num conjunto máximo de 20 horas semanais, não ultrapassando as 5 horas diárias.

Também a bolsa atribuída no âmbito dos subprogramas “Ocupação em Férias”, “Jovens Ativos” e “Jovens Estudantes” passa dos 2,5 euros/hora para três euros/hora, o que representa um reforço de 20% no investimento público em cada jovem.  

Aos jovens é atribuída uma bolsa no valor de quatro euros por hora, o que poderá totalizar, se o jovem cumprir a totalidade da sua ocupação, uma bolsa no valor de 560 euros. 

As candidaturas dos jovens e das entidades promotoras a cada um dos quatro subprogramas do OTLJ passam a ser apresentadas entre marco e abril de cada ano, o que significa que este período de candidaturas foi alargado de um para dois meses. 

RL/GRA