Os jovens açorianos interessados em ações de voluntariado vão ter acesso ao REDES – Rede Regional de Voluntariado Jovem, o novo programa de apoio ao voluntariado jovem nos Açores, anunciou hoje a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego.
Maria João Carreiro, que falava nas Lajes do Pico, na ilha do Pico, durante a sessão inaugural do roteiro “JUVENTUDE.AZORES – Conhece a Tua DRJ!” explicou que o regulamento deste novo programa está a ser ultimado e será publicado em breve em Jornal Oficial, estando previsto o início do período de candidaturas ainda durante o mês de junho.
Vão poder ser integrados num projeto REDES jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 28 anos, independentemente do nível de escolaridade e da situação profissional.
Este programa inclui duas modalidades: uma de “curta duração”, para projetos de 1 a 5 dias, como a requalificação de uma moradia ou a recolha de animais vadios, entre outros de natureza social e comunitária; e outra “regular” para projetos de 3 a 9 meses em instituições com atividade permanente, como lares de idosos, associações de apoio à deficiência, entre outras que tenham como objeto de ação as previstas no voluntariado.
Nos projetos de “curta duração” os jovens beneficiam de uma bolsa que pode ir de 21 euros a 75 euros, enquanto nos projetos “regulares” a bolsa mensal pode chegar aos 180 euros, num total de 1.620 euros, se o jovem cumprir nove meses de voluntariado.
RL/GRA
