JSD/Açores vai “manter a juventude no centro das decisões políticas públicas”

O presidente da JSD/Açores assegurou que a juventude açoriana “é para manter no centro das decisões políticas públicas da Região”, como tem acontecido “no atual contexto governativo, num legado para manter e fazer crescer”.

O jovem social-democrata falava na sessão de encerramento da XII Universidade de Verão (UV) da JSD/Açores e do PSD/Açores, na Calheta de São Jorge, certame que juntou, durante os últimos quatro dias, 30 jovens das nove ilhas da Região.

Luís Raposo destacou o facto de haver hoje “mais participação ativa dos jovens” no fenómeno político regional, sendo que, nos últimos anos, “mais de 2600 jovens açorianos participaram em fóruns, reuniões, encontros e atividades várias, contribuindo para o debate, a construção, a avaliação e a reformulação das políticas de juventude”.

Paralelamente, “ingressaram mais de 8 mil jovens no mercado de trabalho tendo reduzido em mais de 45% a taxa de desemprego jovem na Região. Hoje, os jovens Açorianos também têm mais oportunidades de emprego”, destacou o líder da JSD/Açores.

Luís Raposo dedicou igualmente palavras ao setor da Educação, “onde se verifica uma descida da taxa de abandono escolar, com acompanhamento personalizado”, sendo importante lembrar “que a herança socialista na matéria era de 27%, e que agora se fixa nos 19.8%. E o objetivo é chegar aos 15% em 2024”, disse.

Sobre o encontro que decorreu em São Jorge, lembrou que “a grande vantagem da UV é garantir que uma geração inteira de jovens desperta para a importância da participação cívica, permitindo que tenham uma voz na construção do vosso, e nosso, futuro coletivo”.

Luís Raposo anunciou ainda que “a próxima edição da UV [em 2026] será na Ilha Terceira, com a certeza de que este projeto continua a ser de todos os Açores, e de todos os jovens Açorianos”.

A sessão de encerramento contou com a presença do Secretário-Geral do PSD/Açores, Luís Pereira, que destacou a importância da juventude “em grande parte dos resultados eleitorais recentes do PSD. Uma juventude que nunca se cansou, nunca se acalmou, e foi sempre o mar revolto à procura de melhores condições de vida”.

Aquele responsável social-democrata frisou a garantia do partido “no apoio a uma iniciativa como a UV, que mudou o paradigma do que é juntar a juventude para debater e aprender política e cidadania”.

Da mesma forma, enalteceu que “o PSD conta verdadeiramente com os jovens para o próximo desafio eleitoral [as Autárquicas, a 12 de outubro], onde o partido apresenta cerca de 6 mil candidatos em toda a Região, entre os quais 20% que são jovens, porque a juventude açoriana quer fazer diferente pela sua terra”.

Segundo Luís Pereira, “os jovens açorianos estão aptos a dar a cara e a trabalhar por estas ilhas, onde precisamos de garantir o seu futuro. E, para isso, e para o futuro das instituições, são os jovens e a sua participação cívica quem nos dá essa garantia de mobilização e interesse”, concluiu.

RL/PSD