O Laboratório Regional de Sanidade Vegetal (LRSV) está a afirmar-se como uma peça-chave na modernização e segurança da agricultura açoriana, defendeu hoje, aquando da visita às instalações da unidade, o Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura.
Na visita, o governante destacou o papel central do laboratório na prevenção de pragas e doenças nas culturas do arquipélago.
Em cinco anos, o número de organismos nocivos analisados passou de 64 para 99, um avanço que, para António Ventura, “revelam uma vontade de fazer melhor, de produzir com responsabilidade”, bem como de uma maior sensibilização e empenho por parte dos agricultores.
O LRSV, tutelado pela Direção Regional da Agricultura, Veterinária e Alimentação (DRAVA), é atualmente composto por 27 inspetores fitossanitários distribuídos por todas as ilhas. A sua missão vai desde a deteção de pragas e doenças até à análise de amostras de solo, plantas ou insetos, oriundas de agricultores, cooperativas, entidades públicas e privadas.
RL/GRA
