Maria João Carreiro valoriza evolução “francamente positiva” do mercado de trabalho nos Açores

A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro valorizou a evolução “francamente positiva” da economia e do mercado de trabalho nos Açores desde 2021. Afirmando que o Indicador da Atividade Económica, em março último aumentou 1,5% face ao mês homólogo; o Indicador do Consumo Privado, que em março registou um acréscimo homólogo de 4,4%; e a taxa de desemprego, que baixou no 1.º trimestre deste ano para os 5,7%, menos 1% em relação ao trimestre homólogo.

Também no 1.º trimestre deste ano a população empregada nos Açores bateu recordes: 121 mil pessoas, ou seja, mais 5.900 açorianos empregados do que no trimestre homólogo.

Se entre as preocupações das empresas está a escassez de mão-de-obra, em muitos casos associada à falta de trabalhadores com competências adequadas aos postos de trabalho disponíveis ou que as empresas querem criar, Maria João Carreiro frisou, também, que persistem desafios ao nível da qualidade do emprego e dos salários que têm de ser superados. 

Nesse sentido, defendeu, é preciso “afirmar com ainda mais convicção e determinação uma abordagem qualitativa ao mercado de trabalho” para “atrair, formar e reter talento nas empresas”.

Do ponto de vista a intervenção e apoios públicos, a Secretária Regional lembrou que desde 2021 foi apoiada a contratação de mais de 6.900 trabalhadores, através de medidas como o CONTRATAR e o TURIS.ESTÁVEL, dos quais 86% celebraram um contrato sem termo.

RL/GRA