
O Município da Calheta formalizou a cedência, em forma de contrato de comodato, de uma viatura automóvel à Polícia de Segurança Pública (PSP), destinada a reforçar o patrulhamento no âmbito do Programa Escola Segura.
A cerimónia que decorreu em frente ao Auditório da Escola Básica e Secundária da Calheta, contou com a assinatura do contrato de comodato entre o Presidente da Câmara Municipal, Décio Pereira, e o Comandante da Esquadra da Calheta – São Jorge, Chefe Ricardo Loureiro.
Falando na cerimónia, Décio Pereira lamentou a ausência de um representante do Comando Regional da PSP dos AÇores, recordando que o Município tem sido amigo também das forças policiais do Concelho. “Há mais de três décadas que a Câmara tem cedido gratuitamente ao Estado Português um edifício sem que por isso seja ressarcida de qualquer renda. Temos feito durante o tempo alguns investimentos, desde pinturas, pequenas remodelações, substituição de janelas e portas, entre outros”.
O autarca lembrou que se trata de um financiamento exclusivo do Município, sendo um sinal o quanto nos últimos anos a autarquia tem se esforçado para ser amigo das suas instituições.
A viatura entregue – uma Toyota Hilux 4×4, cabine dupla, caixa metálica, motorização 2.4, cinco lugares, em estado novo e devidamente caracterizada segundo as normas da PSP – será utilizada em ações de policiamento de proximidade, em especial junto da comunidade escolar.
Com esta medida, a autarquia reforça a cooperação institucional com as forças de segurança e reafirma o seu compromisso na promoção de uma cultura de segurança e cidadania, lembrando Décio Pereira que todo o investimento na segurança é algo que dará frutos de futuro.
RL/CMC