O Município de Velas lançou a Rota Turística “Vivências da Nossa Terra”, que surge no seguimento do projeto da Casa Museu Cunha da Silveira.
Trata-se de uma Rota Turística que integra diverso património edificado e pontos de interesse turístico em todo o concelho, como é o caso do Centro de Exposição Rural na Urzelina, o Parque das Macelas em Santo Amaro, a Antiga Queijaria na Ribeira da Areia, o Núcleo Museológico “Celeiro da Ilha” em Rosais, a Poça Simão Dias no Norte Grande, os Moinhos de Rosais e Urzelina, entre muitos outros.
No entender do Presidente da edilidade, esta é uma forma de perpetuar no tempo e para as gerações vindouras, aspetos e costumes do quotidiano dos jorgenses, sendo também incluída nesta, a rota “Vila de Outrora”, lançada aquando das Festas de São Jorge já este ano de 2025.
Segundo Luís Silveira, esta Rota Turística leva a uma viagem pelo tempo, a qual certamente surpreenderá pelo pormenor, mas também trará à memória de todos nós, aspetos da vida dos nossos avós, pais, ou até mesmo da nossa infância e dando a conhecer a quem nos visita um pouco da história e costumes com mais de 500 anos.
RL/CMV
