O parlamento açoriano rejeitou um projeto de resolução do Chega que recomendava ao Governo Regional acabar com o atual modelo de gestão da quota de pesca do goraz, que assenta na repartição por ilha.
O diploma foi reprovado com os votos contra de PSD , PS , CDS-PP , BE e PAN , durante o plenário do parlamento açoriano, na Horta.
Além do Chega votaram a favor da iniciativa os deputados únicos do PPM (partido que integra o Governo Regional) e da IL.
Na apresentação da resolução, o deputado do Chega José Paulo Sousa considerou que o sistema de quotas por ilha da pesca do goraz – uma das espécies piscícolas com mais impacto económico – cria uma “discriminação injustificável” entre pescadores.
Na resposta, o secretário do Mar e Pescas, Mário Rui Pinho, lembrou que as quotas de pesca são uma imposição da Comissão Europeia e adiantou que as associações de pescadores estão a refletir sobre os modelos de gestão do goraz.
RL/Chega/ALRAA
