Paulo Moniz defende melhor regulação laboral no setor das pescas em todo o país

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República Paulo Moniz defende que “uma melhor regulação laboral no setor das Pescas em todo o país” vai permitir “combater com maior eficácia a falta de mão de obra, num setor primordial para a nossa economia”.
 
“A Economia do cluster do mar é a nossa terceira maior área de contributo económico e de afirmação histórica e do presente”, frisou, pelo que “tendo Portugal uma dimensão atlântica única, também com o contributo dos Açores, temos de saber cuidar e explorar, de forma sustentada e assertiva, honrando o passado e defendendo o futuro, um bem tão precioso”, considera o social-democrata.
 
“Para lá dos programas de incentivos existentes para o setor das pescas, a elevada falta de mão de obra é uma realidade em todo o país, pois não se tem conseguido atrair as novas gerações, devendo haver medidas e leis alteradas para garantia essa mão de obra, aumentando a atratividade para os profissionais nacionais e revendo as condições de contratação de profissionais estrangeiros, de forma regulada”, alerta Paulo Moniz.
 
O deputado açoriano lembra que, desde 2015, “ouvimos dizer que a Pesca só acontece porque há a capacidade de integrar imigrantes nas condições que hoje queremos rever. Mas é preciso ser audacioso e perguntar ao país se a única forma de a atividade da pesca se manter atualmente é com a colaboração destes imigrantes, e por isso temos de rever a legislação, ou se preferem que toda a atividade se extinga. Essa é que é a questão”, explica.
 
RL/PSD Açores