
O Presidente da Câmara Municipal da Horta destacou a importância do anúncio do reforço de navios para o transporte marítimo de mercadorias entre o continente português e os Açores, efetuado pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.
Recorde-se que, em junho de 2024, o Município da Horta apresentou uma queixa formal à Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, denunciando os graves constrangimentos que se vinham registando no transporte de mercadorias para a ilha do Faial.
Na altura, Carlos Ferreira alertou que “estas situações penalizam fortemente toda a economia da ilha e degradam a qualidade de vida da nossa população”, apelando ainda ao Governo Regional para que assegurasse a coesão territorial, o que implica um transporte marítimo de mercadorias regular, previsível e seguro para todas as ilhas.
O edil faialense considera que a entrada em serviço de mais um navio constitui uma resposta concreta a essas reivindicações, sublinhando a expectativa de que esta medida contribua para aumentar a frequência das ligações, melhorar a pontualidade e reforçar a distribuição de mercadorias em todo o arquipélago, com particular atenção ao Faial.
RL/CMH