O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou este domingo que foram já emitidos mais de 625 mil bilhetes ao abrigo da “Tarifa Açores”, uma medida inovadora que mudou o “ecossistema de mobilidade interna”.

José Manuel Bolieiro falava nas Velas, em São Jorge, no encerramento das Jornadas Atlânticas de Turismo (JAT).

O Presidente do Governo lembrou a necessidade de definir como permanente esta medida, tal como já ficou estipulado no recentemente firmado Acordo de Parceria com os parceiros sociais, revelando que para São Jorge já foram emitidas mais de 37 mil passagens aéreas ao abrigo da Tarifa Açores.

A “Tarifa Açores”, que estipula o preço máximo de viagens aéreas interilhas em 60 euros, para residentes, arrancou a 1 de junho de 2021 e até ao momento foram emitidos mais de 625 mil bilhetes, o que “corresponde a duas vezes e meia mais da população dos Açores”, valorizou José Manuel Bolieiro.

A proximidade e o conhecimento da realidade ajuda a sermos mais assertivos nas políticas públicas”, prosseguiu ainda o governante, antes de elogiar o trabalho do município das Velas na organização das JAT – feito em parceria com Sal, em Cabo Verde, e Porto Santo, na Madeira.

Questões como a sazonalidade turística ou acessibilidades foram temas dos dois dias de trabalho, com o Presidente do Governo a reconhecer que tem de existir um “trabalho contínuo” neste campo para continuar a promover circuitos turísticos.

 

José Manuel Bolieiro

RL