Home / Destaque / Mais tradicional não pode haver – na Fajã dos Vimes encontramos uma Casa de Artesanato com mais de 40 anos aliada ao famoso Café da Fajã (c/áudio)
Mais tradicional não pode haver – na Fajã dos Vimes encontramos uma Casa de Artesanato com mais de 40 anos aliada ao famoso Café da Fajã (c/áudio)

Mais tradicional não pode haver – na Fajã dos Vimes encontramos uma Casa de Artesanato com mais de 40 anos aliada ao famoso Café da Fajã (c/áudio)

A Fajã dos Vimes tem para oferecer o que de mais tradicional se pode encontrar na ilha. Café e Artesanato, aliados, fazem perdurar o negócio da Família Nunes.

Ao chegarmos à Casa de Artesanato Nunes o som das tecedeiras a baterem o pente do tear é inconfundível.

Entramos e lá estão Alzira e Carminda Nunes, que há mais de 40 anos manuseiam a arte do tear.

Uma arte que aprenderam desde muito cedo, como contam Carminda e Alzira.

Ao longo destes 40 anos têm trabalhado sempre juntas. As duas sentadas em qualquer um dos teares que compõe a casa de artesanato Nunes fazem vários tipos de peças.

Trabalhos, estes, todos eles feitos em lã e algodão e alguns em linho, sendo que cada um leva o seu tempo a fazer. As tradicionais colchas são as mais demoradas.

Na Casa de Artesanato Nunes, visitada anualmente por imensos turistas, as peças são todas para venda e algumas para exposição. Apesar de 40 anos passados o negócio para estas duas irmãs não diminuiu e ainda continuam a receber muitos visitantes.

A Fajã dos Vimes através da Família Nunes oferece a quem por lá passa o que de mais tradicional há nesta fajã. O artesanato é apenas uma parte do negócio não podendo esquecer o famoso café da Fajã dos Vimes.

Aliás, é pelas mãos de Carminda e Alzira que são feitas as sacolas onde é vendido, em pequenas quantidades, claro, o café.

Ora, e este ano a produção não desiludiu, a família Nunes já conseguiu apanhar mais de 500 quilos de café, havendo ainda mais café por colher.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top