Tomaram posse os novos órgãos autárquicos para o quadriénio 2025-2029 no Município e Assembleia Municipal de Velas, na sequência das últimas eleições autárquicas, os quais deram a vitória ao CDS-PP, neste concelho da ilha de São Jorge.
Falando na cerimónia que decorreu no Auditório Municipal de Velas, a presidente da Assembleia Municipal, Lena Amaral, que inicia o seu segundo mandato à frente deste órgão, destacou o facto de ser um Assembleia um espaço de debate político com pluralismo e respeito, garantindo voz a todos os intervenientes.
Lena Amaral apelou à união para o sucesso comum, exercendo o seu cargo com isenção e respeito para com todos, sempre com o superior interesse dos munícipes.
Por seu turno, Catarina Cabeceiras, a nova presidente do município de Velas, adiantou ser este um momento de enorme emoção e sentido de responsabilidade, no início de um novo ciclo no concelho.
A autarca adiantou que se inicia agora um ciclo de olhar em frente com humildade e ambição, com um compromisso de continuidade e de renovação. “Continuar o que está bem, melhorar o que precisa de ser ajustado e abrir novas oportunidades para o futuro com foco nos velenses”.
Segundo Catarina Cabeceiras, as famílias têm de estar no centro das políticas municipais, onde se quer um concelho onde se possa viver com dignidade, não esquecendo o problema da fixação da população.
A nova autarca não esquece o papel reivindicativo que a edilidade deve ter junto de quem de direito, para se conseguir mais e melhores ligações aéreas e marítimas para a ilha, reforçando o papel fundamental do turismo.
Mas muitos são os desafios, desde o abastecimento de água, a rede de recolha de resíduos, a aposta na juventude, no desporto e na cultura, não esquecendo o papel importante das instituições.
Catarina Cabeceiras recorda que cuidar das pessoas é o melhor investimento que uma autarquia pode fazer.
No plano financeiro a autarca diz querer ser fiel aos princípios de rigor e responsabilidade que marcaram a gestão das Velas nos últimos anos.
O CDS-PP venceu as últimas eleições autárquicas no concelho de Velas, conseguindo quatro dos cinco mandatos para a edilidade, elegendo Catarina Cabeceiras, Marco Almada, Sofia Rodrigues e Jorge Almeida. O PS elegeu um mandato, nomeadamente Isabel Teixeira.
RL














