Os deputados do Grupo Parlamentar do PS eleitos pela ilha do Pico pretendem ver esclarecida a exclusão da requalificação do Centro de Saúde de São Roque do Plano de 2026 e do PRR, bem como o seu enquadramento no Açores 2030.
Segundo informação tornada pública, a proposta de reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência apresentada, na passada sexta-feira, pelo Governo da República elimina alguns investimentos previstos para a Região Autónoma dos Açores, entre os quais, a recuperação desta infraestrutura, essencial para a população de São Roque e para a garantia de uma resposta de saúde adequada neste concelho, afirmou Marta Matos.
A Vice-Presidente do Grupo Parlamentar socialista recorda que a renovação do Centro de Saúde de São Roque é uma reivindicação antiga e totalmente justificada, necessária para melhorar a prestação de cuidados e garantir melhores condições a profissionais e utentes.
“Apesar de a Secretária Regional da Saúde ter afirmado publicamente que a obra avançaria através do programa “Açores 2030”, o investimento não está inscrito na proposta de Plano e Orçamento para 2026, condição indispensável para que possa ser executado. Ou seja: o Governo anuncia financiamento alternativo, mas nem sequer o prevê nos documentos oficiais de investimento”, assinalou.
Marta Matos sublinhou ainda que esta requalificação esteve prevista em 2024 e 2025 e foi, entretanto, retirada, “reforçando a desconsideração do Governo Regional pelas necessidades urgentes do concelho”.
Neste contexto, os deputados socialistas eleitos pelo Pico entregaram um requerimento ao Governo Regional solicitando esclarecimentos sobre o enquadramento do investimento no Açores 2030; o estado do projeto; o calendário de adjudicação e conclusão da obra e a documentação que o Governo diz existir para sustentar essas decisões.
RL/PS




















