A Polícia de Segurança Pública, através das Equipas do Programa Escola Segura (EPES) do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade, realiza, em todo o dispositivo nacional, a Operação “Internet Mais Segura”, no período de 2 a 6 de fevereiro de 2026, realizando ações de sensibilização junto das escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.
Esta operação tem como principal objetivo fomentar a utilização responsável das novas tecnologias, sensibilizando ainda a comunidade escolar para a adoção de medidas de autoproteção, aquando da utilização da Internet. Com esta operação, a PSP associa-se, ainda, à celebração do Dia da Internet Mais Segura, comemorado a 10 de fevereiro.
Não obstante todas as vantagens que a Internet proporciona, e são muitas, esta assume-se, também, como um veículo com riscos, exponenciando a ocorrência de casos de cyberbullying e de discursos de ódio nas redes sociais, bem como a prática de crimes, com recurso às novas tecnologias, como por exemplo as burlas.
Neste contexto, os polícias das EPES transmitem aos alunos orientações de autoproteção, que lhes permitem utilizar esta ferramenta tecnológica, cada vez mais presente na vida de todos, de forma protegida e segura.
A par da sensibilização para a adoção de comportamentos responsáveis e medidas de autoproteção na utilização destas ferramentas tecnológicas, é essencial a monitorização das atividades dos mais jovens por parte dos pais e/ou encarregados de educação.
O acompanhamento parental assume um papel elementar numa perspetiva preventiva, no sentido de evitar que os mais jovens sejam vítimas ou autores de comportamentos “violentos”, como, entre muito outros, por exemplo, o aliciamento online (grooming), a partilha de conteúdos eróticos (sexting) e/ou a perseguição (stalking).
A PSP cumpre, assim, a sua missão de segurança e de prevenção da criminalidade e da delinquência, melhorando a qualidade de vida, dando a conhecer os perigos e riscos associados ao uso da Internet e dotando os jovens e familiares dos saberes e comportamentos necessários para os evitar.
A PSP apela à denúncia de qualquer tipo de crime conhecido, em contexto escolar ou em qualquer outro ambiente, na qualidade de vítima ou de testemunha, encontrando-se também disponível, por intermédio das EPES, para continuar a realizar ações de sensibilização neste domínio.
RL/PSP






















