Açores com 10 milhões para implementar maior rede de áreas marinhas protegidas do Atlântico norte

Os Açores vão contar com um apoio de 10 milhões de euros nos próximos cinco anos para a implementação da Rede de Áreas Marinhas Protegidas da região (RAMPA). Esta terça-feira, 11 de fevereiro, são formalizados os meios necessários para a implementação da RAMPA bem como para a continuação do programa Blue Azores, com o intuito de se proteger os ecossistemas marinhos vitais e recursos naturais dos Açores.

“A RAMPA, criada através de um processo participativo, baseado na melhor ciência disponível, e liderado pelo Governo Regional dos Açores ao longo dos últimos seis anos, irá salvaguardar ecossistemas fundamentais no Atlântico Norte, enquanto apoia a transição para uma economia azul sustentável”, sublinha o Blue Azores, programa focado na conservação e utilização sustentável do Mar dos Açores.

O financiamento dos 10 milhões, a par do programa Blue Azores, vai servir para apoiar o desenvolvimento e aprovação da estratégia de gestão e respetivos plano, nomeadamente a monitorização e fiscalização nas áreas protegidas, implementar a RAMPA a nível da legislação europeia, integrar e atualizar a rede de áreas marinhas protegidas costeiras, identificação das necessidades financeiras e outros recursos, incluindo uma estratégia sustentável de financiamento e ainda o apoio à reestruturação do setor das pescas e o envolvimento das comunidades e utilizadores do mar”.

Além disso irá existir um nova entidade, a Blue Nature Alliance, que vai dar apoio técnico e financeiro a esta iniciativa.

“Esta nova fase da parceria surge na sequência da aprovação legislativa, em outubro de 2024, da Rede de Áreas Marinhas Protegidas dos Açores (RAMPA) que cobre 30% do Mar dos Açores – 15% com proteção total, sem quaisquer atividades extrativas; e outros 15% com proteção alta. Esta rede protege 287 mil quilómetros quadrados entre as seis e as 200 milhas náuticas, posicionando a região dos Açores como líder global na conservação marinha”, refere o Blue Azores.

A implementação destas novas áreas marinhas protegidas deve ficar finalizada até 2028.

RL/Greensavers