Açores registam a mais baixa taxa de vacinação contra a gripe sazonal, no grupo etário com mais de 65 anos – Serviço Regional de Saúde esclarece a situação

Os Açores registam a mais baixa taxa de vacinação contra a gripe sazonal, no grupo etário com mais de 65 anos. Apenas 36% dos idosos aderiram à vacina. Com o Carnaval à porta, a Direção Regional de Saúde alerta para o aumenta da probabilidade de contágio.

O Presidente do PS/Açores, já reagiu ao dados, defendendo que face à situação precária do Serviço Regional de Saúde, o Governo do PSD/CDS-PP/PPM deveria ter apostado na vacinação em massa contra a gripe sazonal, de forma a evitar uma sobrecarga dos serviços de saúde em São Miguel.

Face a estas notícias a Direção Regional de Saúde esclareceu que “os dados apresentados na última vaga do relatório Vacinómetro®, época 2024/2025, não identificam a taxa de cobertura vacinal, mas sim uma percentagem de pessoas aleatoriamente inquiridas na janela temporal respeitante à quarta vaga, cujos números surgem no quarto relatório e ignoram os relatórios anteriores”.

Em comunicado o Serviço Regional de Saúde afirma, ainda, que “a avaliação da taxa de cobertura vacinal é de cariz cumulativo, ou seja, ao longo da época de vacinação, todas as doses administradas são somadas para calcular a cobertura total da população-alvo”.

Salientado que, “na época sazonal transata (2023/2024), 54,68% da população residente na Região Autónoma dos Açores, com idade igual ou superior a 65 anos, foi vacinada contra a gripe. Atualmente, e para a presente época sazonal (2024/2025) que ainda se encontra a decorrer, a taxa de cobertura é de 54,83%, valor este que,  até 31 de março, poderá subir ou estagnar”.

O Serviço Regional de Saúde explica, ainda, que para a época 2024/2025 foram adquiridas 33.595 vacinas contra a gripe, e até à data foram administradas 30.642”. Referindo que “para além desta margem de manobra ainda existente, a Região poderá, a qualquer momento, solicitar quantidades adicionais”.

RL/GRA/GPPS